Alphagraphics + Microsoft Sharepoint
A tecnologia é parte do DNA da AlphaGraphics desde a sua chegada ao Brasil, quando trouxe o revolucionário conceito de impressão digital. A empresa opera no País há 25 anos como franquia master de uma norte-americana reconhecida mundialmente como uma das marcas mais consolidadas no mercado de impressão. Como parte desta premissa, a nuvem era o caminho óbvio e a praça brasileira é piloto do projeto de migração.
Para o CEO da AlphaGraphics Brasil, Rodrigo Abreu, aplicativos de colaboração são cada vez mais necessários, principalmente para otimizar o relacionamento com o cliente. “Contratar no modelo nuvem é viável e proporciona uma automação do processo de comunicação com o consumidor, além de ser extremamente eficaz para garantir a qualidade de nossos serviços”, destaca.
Parceria com a Dedalus
Segundo Abreu, a escolha da Dedalus como parceiro na migração para o Office 365 foi fácil, porque já existe uma relação de longo tempo. “A qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da empresa, aliada ao atendimento personalizado ao cliente foram determinantes”, afirma.
A Dedalus estabeleceu um nível de parceria de negócios junto à Microsoft com o intuito de oferecer segurança ao cliente, especialmente pela característica do projeto. “A dinâmica de trabalho da equipe da Dedalus nos dá tranquilidade para continuar o desenvolvimento de nosso projeto piloto e transformá-lo, em um futuro próximo, na plataforma mundial de colaboração e produtividade da AlphaGraphics”, destaca.
A AlphaGraphics utiliza praticamente todos serviços disponibilizados pela Micrososft na plataforma do Office 365 e avalia a performance a partir de aspectos como frequência de uso, disponibilidade e atendimento à geração constante de conteúdo para a rede. Entre as soluções usadas estão:
- Power BI para a confecção de dashboards de dados;
- Aplicativo Sway para desenvolvimento de apresentações multimídias;
- Yammer para apresentações internas em nossa rede social corporativa;
- Skype for Business para treinamentos on-line;
- One Drive para armazenamento;
- Sharepoint para colaboração.
O resultado
“Temos um estudo que a cada R$ 10 gastos em impressão, cerca de R$ 7 se referem à burocracia (física) de troca de mensagens, revisão de textos, envio e reenvio de artigos. Com a solução em nuvem, esses gastos praticamente desaparecem e o produto final fica extremamente mais barato.
Na vertente B2B, desenvolvemos uma aplicação que permite aos nossos parceiros terem lojas virtuais utilizando a Alphagraphics como seu portal de Compras / Vendas”, comenta Abreu.
Reinvenção do mercado editorial
A AlphaGraphics está com a inovadora proposta de reinventar o mercado editorial tradicional em que cerca de 10% do que se escrevia chegava à publicação e mesmo assim, com uma chance de menos de 15% dessas publicações gerarem lucros para os autores e editores. Este cenário se desenhou como uma grande oportunidade para a empresa. Com a adoção de Cloud Computing, a Alphagraphics oferece ao autor a possibilidade de publicação autônoma de suas histórias, sem gastos desnecessários que sempre inviabilizaram aproximadamente 90% dessas publicações. “Apenas 10% dos textos escritos chegam a ser publicados e, do total dessas publicações 70% acabam em prejuízos financeiros, cerca de 20% empatam e apenas 10% proporcionam resultados financeiros positivos”, ressalta o CEO da AlphaGraphics. A aplicação hospedada em ambiente de nuvem, permite que esses 90% cheguem ao mercado, já que o próprio autor pode fazer o manuseio. “Dentro do nosso ambiente o escritor seleciona a capa e insere texto. A divulgação pode ser feita por redes sociais e a impressão é sob demanda, ou seja, o livro será confeccionado se alguém efetivar a compra, o que elimina custos de exemplares prontos, em estoque”, completa.
Outra vantagem desse modelo é a atualização da obra quando o autor quiser, direto no arquivo salvo na nuvem. Quem efetuar a compra, terá sempre a versão mais recente do item adquirido.