Dedalus cria ambiente de DR para Galapagos Capital

Solução em nuvem garante continuidade das operações, conformidade regulatória e resiliência para o ambiente crítico da instituição financeira.

Sobre a Galapagos

A Galapagos Capital é uma companhia de investimentos full service, fundada em 2019.  Com um grupo econômico composto por mais de 340 profissionais, a empresa opera em onze escritórios no Brasil, além de filiais em Miami e Genebra. Atualmente, atende mais de 50 mil clientes e possui cerca de 23 bilhões de reais sob gestão.

A empresa se destaca como um parceiro estratégico em negócios financeiros, conectando investidores e tomadores de recursos por meio de operações estruturadas no mercado de capitais, seja em equity ou dívida. Além disso, oferece soluções financeiras seguras e com controles robustos, alinhadas aos objetivos específicos de seus clientes, que variam de pessoas físicas a empresas de diversos portes.

Desafios

No setor financeiro, altamente regulado, a resiliência operacional e a conformidade com os requisitos Disaster Recovery (DR) são inegociáveis. A Galapagos, operando seus sistemas principais na AWS, enfrentava o desafio de alinhar sua infraestrutura em nuvem aos rigorosos padrões regulatórios de continuidade de negócios e Disaster Recovery.

Assim, a Dedalus foi acionada com o objetivo de desenvolver uma solução de DR escalável, resiliente e em conformidade, utilizando serviços da AWS.

Solução

A solução de DR foi arquitetada inteiramente com serviços nativos da AWS, com forte ênfase em automação, escalabilidade e redundância geográfica. As cargas de trabalho críticas foram replicadas para uma região secundária da AWS, garantindo resiliência em caso de falha regional.

Os mecanismos de backup e recuperação foram automatizados por meio de serviços como AWS Backup, Amazon S3 e Amazon RDS snapshots, permitindo restauração rápida de dados e serviços. A infraestrutura foi provisionada utilizando Infrastructure as Code (IaC), possibilitando implantações consistentes e repetíveis do ambiente de DR.

A solução também incluiu orquestração dos procedimentos de failover e a criação de runbooks detalhados para orientar as equipes operacionais durante incidentes. Ciclos regulares de testes validaram a eficácia do ambiente de DR, garantindo conformidade com políticas internas e expectativas regulatórias, mantendo, ao mesmo, tempo uma operação eficiente em termos de custo.

Ganhos

A implementação dos ambientes AWS seguiu uma abordagem metódica e estruturada, garantindo que a solução fosse escalável e alinhada com as melhores práticas do setor.  

A implementação do ambiente de DR trouxe ganhos significativos ao combinar automação, segurança e governança desde o início. A adoção de IaC permitiu o provisionamento automatizado e padronizado da infraestrutura, reduzindo erros manuais e acelerando o processo de implantação.  

Controles de segurança compatíveis com as exigências do setor financeiro, como criptografia, gestão de acessos e auditoria, foram incorporados à arquitetura, garantindo proteção dos dados e conformidade com normas regulatórias. 

 Além disso, a estrutura de governança foi fortalecida com a utilização de tags para controle de custos e o monitoramento centralizado por meio de logs e verificações de conformidade. 

Com um design modular e repetível, o projeto estabeleceu uma base escalável para futuras expansões, otimizando o esforço das equipes e garantindo consistência nas entregas. A colaboração com stakeholders estratégicos, como times de desenvolvimento, segurança e governança, foi essencial para garantir o alinhamento técnico e o engajamento organizacional.  

Desta forma, a Galapagos Capital alcançou conformidade regulatória, assegurou a continuidade operacional mesmo diante de falhas, aprimorou sua postura de risco e está preparada para integrar novos sistemas sem necessidade de redesenhar a solução. 

Veja mais cases