A Dedalus iniciou uma parceria com o Burger King, que trabalhava em ambiente multi-cloud, para realizar a migração de suas operações, garantindo assim a redução de 40% dos custos da empresa em tecnologia. A transferência de diversos dos sistemas BK para a nuvem Azure da Microsoft, foi um trabalho robusto que envolveu o time da Dedalus na implementação da nova infraestrutura, no monitoramento e na sustentação do projeto de migração.
Desafio
“A migração com as operações em andamento era o principal desafio que tínhamos ao chegar na Dedalus, pois mesmo em dias de menor demanda, como a segunda-feira, ainda existe um volume considerável de pessoas que usam os sistemas. Não poderíamos correr o risco de instabilidades ou inoperância por longos períodos”, afirma Alex Viana, head de infraestrutura do BK Brasil.
Sistemas como o BK Office, responsável por receber e consolidar as informações de todas as vendas das 700 lojas em tempo real; Meu BK, que realiza pagamento de fornecedores e funciona como a intranet para processos internos; a Plataforma de Automação, que cuida de 1.400 faturas mensais para pagamento e, por fim, o sistema de ponto e controle de escala de todos os 14.000 funcionários espalhados pelo Brasil, eram os principais desafios da migração que demandavam apoio de uma empresa parceira com expertise para execução destas atividades.
O que foi proposto
Para efetuar o processo, foi necessário criar uma estratégia técnica e vários procedimentos foram adiantados para tornar o tempo de indisponibilidade do sistema cada vez menor.
“Se os sistemas internos como folha de pagamento e ponto, por exemplo, ficarem fora do ar durante dois ou três dias, começamos a ter alguns problemas com fornecedores e mesmo questões trabalhistas. No delivery, cada minuto fora do ar é receita que a empresa perde. Tivemos um episódio em 2021 onde 30 minutos fora do ar geraram R$ 500 mil em compras que não foram realizadas”, comenta Alex.
O desenho da infraestrutura foi realizado a seis mãos, com a Dedalus, Microsoft e time de tecnologia do BK Brasil, e passou por dezenas de modelos até desenvolverem a versão ideal da arquitetura de cloud que atendesse todos os pontos requeridos para a perfeita execução do projeto. A arquitetura proposta comtemplava o re-host de cerca de 50 servidores Windows e 60 Servidores Linux além dos Bancos de Dados Oracle que estavam nos datacenter on-premises.
“Durante a migração de um dos sistemas, com base de dados de 9 terabytes, todo o processo foi executado em um curto espaço de tempo de indisponibilidade. Além de realizarmos o processo em um curto período de tempo, tivemos êxito em não perder nenhum dado ou prejudicar a performance”, complementa o executivo.
No decorrer da migração dos serviços internos, foi identificada a oportunidade de migração do sistema de delivery para o Azure. O procedimento foi realizado durante a madrugada, onde ocorre o menor movimento, pelo time interno do BK Brasil e teve cobertura e orientação dos especialistas da Dedalus durante e após o processo.
Ganhos percebidos
Entre os diversos ganhos, o principal foi o custo-benefício para o BK Brasil. “Nós tivemos uma redução de 40% do custo, considerando parte de cloud e serviços da Dedalus. Foi uma redução substancial dos nossos custos em tecnologia e esse valor, além de todos os pontos técnicos do projeto, foi essencial para defender a nossa saída de um grande player de tecnologia, que era o nosso antigo fornecedor”, analisa o executivo.
Além disso, a satisfação do BK em poder contar com o time de especialistas da Dedalus que consegue pontuar e alertar sobre a possibilidade de um incidente, já solucionando-o antes de haver um impacto no consumidor final – algo essencial para a relação com os clientes externos. Outro fator são os benefícios de utilizar a nuvem Azure, que irá potencializar o uso de outras tecnologias Microsoft já implementadas pelo BK Brasil por possuírem uma melhor integração.
Próximos passos
Após a finalização da migração de todos os sistemas, existem planos de trazer outros produtos digitais para o gerenciamento da Dedalus. Existem também projetos que ainda estão em estudo nos quais o BK Brasil pretende contar com a Dedalus pela parceria, confiança, expertise e segurança do gerenciamento de serviços de cloud.